top of page
Foto do escritorMichelle de Aguiar

COMO PASSAR O INVERNO SEM DOR?

Quem nunca sentiu aquela dorzinha na cabeça ou nas costas piorar com a chegada do inverno? É consenso entre a população: no dias frios, o corpo fica mais sensível e tudo fica mais dolorido. Mas a novidade é que esse consenso ultrapassa as barreiras da sabedoria popular – o frio realmente interfere na dinâmica corporal e agrava a sensação de dor, por conta de uma série de fatores.


Vamos te explicar melhor algumas das razões que fazem o corpo humano se tornar mais sensível à dor quando exposto ao frio.


VASOCONSTRIÇÃO

Quando a temperatura diminui o corpo precisa se adaptar, fazendo a vaconstrição e, consequentemente reduzindo a flexibilidade dos músculos – o que favorece o acontecimento de lesões na musculatura mesmo sem haver esforço excessivo.


ENRIJECIMENTO MUSCULAR

Quando está frio, temos o reflexo de encolher o corpo o máximo possível, não é mesmo? Essa é uma reação normal do corpo para regularizar a temperatura, isso faz com que a musculatura fique mais rígida por longos períodos, o que facilita o início de processos inflamatórios nos músculos e nervos.


MUDANÇA NO ASPECTO DAS ARTICULAÇÕES

Durante os dias frios, é muito comum ouvir queixas de dor nas articulações, acompanhada de uma maior dificuldade de movimentação. Isso acontece porque ambientes de baixa temperatura resfriam o líquido sinovial – líquido que lubrifica todas nossas articulações, dificultando a locomoção e provoca desconforto ou dor nas articulações.


REDUÇÃO DO EXERCÍCIO FÍSICO

No inverno, o que é mais gostoso do que ficar deitado no sofá, debaixo dos cobertores, assistindo a um filme? Quando faz frio, é muito comum que as pessoas abandonem suas atividades físicas de rotina – o que simboliza um problema, pois as baixas temperaturas enrijecem a musculatura e aumentam a necessidade de aquecimento muscular. Logo, a ausência de exercícios é um prato cheio para as “dores de frio”.


MAS AFINAL, COMO PASSAR O INVERNO SEM DOR?

Para passar o inverno todo livre dos desconfortos relacionados ao frio, algumas dicas simples podem ajudar. Primeiramente, mantenha-se sempre bem aquecido; alongamento diário, logo após acordar, é de grande auxílio para manter as articulações lubrificadas e para minimizar a rigidez muscular decorrente do frio. Por fim, exercícios físicos são fundamentais – vença a vontade de ficar na cama e priorize sua saúde e disposição.


Mexa-se!


21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page